5 dicas de reforma para deixar a sua casa mais arejada no verão

Alternativas garantem a ventilação mesmo em cômodos pequenos e sem janelas
Publicado em 14/02/2018
Sala com janelas grandes
Texto

Uma casa bem arejada faz toda a diferença para enfrentar as altas temperaturas ao longo do ano. Sem contar que, no inverno, a circulação de ar também tem grande importância, para evitar a proliferação de vírus e a propagação de doenças. Mas se a sua casa peca na ventilação, nada como uma reforma para agregar essa característica no ambiente.

Com algumas alterações, é possível aproveitar melhor o frescor e a luminosidade naturais. E mais: dá para usar a tecnologia a seu favor para manter ambientes arejados e sem aquecimento em excesso. 

Confira na lista a seguir como tudo isso pode ser feito, mesmo nos menores ambientes:

Vãos

Mesmo cômodos que não possuem janelas podem receber uma ventilação adequada. No caso de ambientes adjacentes, a instalação de pequenas janelas já é uma solução, preservando a privacidade em cada local. Dependendo do espaço, a abertura de vãos também é possível.

Janelas

A instalação ou troca de janelas é sempre uma alternativa para melhorar a ventilação. Uma dica é projetar um modelo com peitoril mais baixo, que traz mais claridade. O resultado, consequentemente, é um ambiente mais fresco. Para completar, persianas ajudam na manutenção da luminosidade.

Paredes vazadas

Cobogós, os tijolos vazados, são ótimas opções para dividir cômodos agregando privacidade sem perder a ventilação e luminosidade. Uma dica é aproveitar um ambiente da sua construção que já receba bastante luz natural, como a cozinha, e instalar cobogós para dividi-lo com outros cômodos, no lugar de uma parede tradicional. A opção vai bem em casas e apartamentos pequenos.

Varandas

Os efeitos do sol chegam com menos intensidade à residência quando ao redor dela existe uma varanda. Essa característica das casas do período colonial continua muito atual, e traz um estilo clássico na construção. Mais uma opção é escolher um cômodo específico para construir uma varanda. Mesmo as pequenas, gourmet, são úteis na ventilação e ainda otimizam o espaço, sendo mais um cômodo para fazer refeições e receber as visitas.

Pisos hidráulicos

Se a ideia for não mexer na fachada, uma alternativa para deixar a casa mais arejada é a instalação de pisos hidráulicos. Comum em banheiros e cozinhas, esse tipo de revestimento vai bem em outros cômodos também e, inclusive, fora do chão. É o caso das cabeceiras de pisos hidráulicos nas camas, opção que refresca e transforma a decoração do quarto. Porcelanato, outros tipos de piso frio e de pedras naturais são alternativas de materiais úteis nesse sentido.

Se você quiser melhorar a ventilação da sua casa, saiba que o consórcio de reformas também pode ser utilizado para essa finalidade.

Faça uma simulação de consórcio e escolha a alternativa mais atraente para o seu bolso.