Confira 5 tendências de 2018 para reformar sua cozinha

Utilize o consórcio de reformas e renove o cômodo mais utilizado da casa
Publicado em 17/01/2018
Cozinha moderna com ilha
Texto

Que uma cozinha precisa ser funcional já é do conhecimento de muitos, mas isso não significa que ela não possa ter personalidade. Uma decoração diferenciada, incluindo móveis e recursos estéticos, é o desejo de qualquer pessoa.

Se a sua cozinha já não está atendendo às suas necessidades, talvez seja hora de reformá-la. Para que esse cômodo, considerado o coração da casa, se torne completo e ainda esteja alinhado com as últimas tendências, é preciso fazer um certo investimento.

Mas antes de sair alterando tudo, é necessário um planejamento, levando em consideração o número de moradores, espaço necessário para a circulação e a quantidade de móveis e seus tamanhos.

Para renovar sua casa, confira a seguir 5 tendências de 2018 para reformar sua cozinha:

Cozinha americana

Esse tipo de cozinha é caracterizada pelo balcão, uma peça que tem a função de integrar ou dividir a cozinha da sala. O móvel pode ser encontrado em diversos tamanhos e tipos de material. A escolha deve estar alinhada com o estilo de decoração do ambiente.

O balcão pode ser utilizado como mesa para refeições rápidas, como um café da manhã ou um almoço no intervalo do trabalho. Além dessa função, a peça também oferece a opção de ser mais um espaço para armário.

Utilizar banquetas modernas e estilosas é outra maneira de deixar a sua decoração ainda mais interessante.

Ilha

Prática e moderna, a ilha funciona como uma bancada localizada no centro da cozinha - como o próprio nome já indica -, possibilitando a divisão de tarefas em diferentes pontos do cômodo.

Existem modelos nos quais podem ser incluídos fogão ou cooktop e outros que comportam até uma pia. Além de também poder ser usado como mesa para refeições, na parte inferior deste móvel é possível inserir armários, gavetas e prateleiras, tornando-o ainda mais funcional.

Caso a intenção seja usar a ilha para cocção, é preciso evitar o uso da madeira sobre a bancada, pois ela não é apropriada para essa função. Materiais como pedra e aço inoxidável são mais práticos na hora da limpeza e também ideais para cozinhar.

Canto alemão

O canto alemão também é conhecido como mesa em "L" ou mesa de canto. Ela virou tendência na decoração, pois otimiza espaços, já que o banco (ou sofá) fica encostado na parede, poupando a área de circulação que as cadeiras necessitam.

Como esse modelo de assento não possui lugares definidos, é possível reorganizá-los de acordo com a ocasião e o número de pessoas que irão sentar à mesa. Além do formato em "L", dá para encontrar opções do móvel em versão linear, apenas com um banco estofado reto.

Os bancos podem até ser fixos na parede ou somente encostados, compondo a mesa juntamente com cadeiras.

Cozinha integrada com a sala

Integrar a cozinha com a sala ou com qualquer outro ambiente da casa é um recurso que, além de aproveitar melhor os espaços, facilita a circulação e ainda promove maior integração entre os habitantes e convidados.

É importante investir em coifas potentes para reter o cheiro de comidas como frituras, já que o aroma poderá invadir outros ambientes facilmente.

Uma forma de delimitar os espaços é adquirir móveis em comum para conectá-los. Neste caso, os recursos visuais devem ser adotados sem medo. Isso pode acontecer por meio de cores e objetos decorativos.

Horta em casa

Para sempre ter acesso a hortaliças frescas na cozinha, o ideal é criar a sua própria horta. Ela pode ser elaborada com materiais como madeira ou inox, de acordo com o estilo do restante dos móveis.

O local da horta deve ser escolhido conforme o espaço do ambiente, levando em consideração a luz do sol. Ela também pode ser montada em um cantinho próprio, se o local permitir.

As opções para o posicionamento das hortaliças podem ser as mais variadas: na parede, em nichos, prateleiras, próximas à pia, em caixotes ou potinhos.

Se você gostou das tendências e pretende utilizá-las para reformar a sua cozinha, saiba que o consórcio de reformas pode ser utilizado para viabilizá-la.

Faça uma simulação de consórcio e escolha a alternativa mais atraente para o seu bolso.