Dicas para aproveitar melhor seu tempo em casa

Publicado em 23/01/2019
casal-de-idosos-se-olhando-em-um-balanço-no-quintal-de-casa
Texto

No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados, instituído após decreto de lei nº 6.926/81. Na mesma data, em 1923, foi criada a Lei Eloy Chaves, considerada a primeira lei sobre o desenvolvimento da Caixa de Aposentadoria e Pensão e, por isso, também festejamos o Dia da Previdência Social.

Quando chega o momento de se aposentar, temos tempo livre para curtir muitas outras áreas de interesse e lazer. Alguns preferem viagens e excursões, enquanto outros voltam a estudar e fazem cursos para aprimorar hobbies e habilidades. Ainda assim, mesmo com uma rotina movimentada, é natural que, após a aposentadoria, tenhamos mais tempo livre em casa. Confira no blog algumas dicas para se divertir e ter mais qualidade de vida dentro do lar.

Faça exercícios em casa

Ir à academia, à piscina ou caminhar ao ar livre é muito bom. Porém, há uma série de exercícios práticos que podem ser feitos em casa, impactando diretamente sua disposição para o dia a dia.

Atividades de aquecimento e alongamento combatem o surgimento de lesões e amenizam sintomas da artrite. Outras séries, como supinos e flexões, ajudam no fortalecimento da musculatura e das articulações.

Vários exercícios podem ser feitos na sala de estar, com suas músicas favoritas de trilha sonora. Tenha cautela para manter uma carga leve de exercícios e, obrigatoriamente, consulte seu médico antes de começar qualquer atividade física.

Separe um cantinho para a leitura

O termo escritório está geralmente associado a trabalho e à rotina corporativa, mas para quem planeja novos cursos, voltar aos estudos ou mesmo intensificar a leitura, é importante separar um espaço dentro de casa próprio para essas atividades.

Ainda que você não tenha um cômodo inteiro disponível, algumas dicas ajudarão a montar uma agradável área para facilitar as atividades. Escolha uma cadeira confortável e aplique as técnicas de ergonomia ao instalar seus equipamentos, evitando dores crônicas e lesões por esforços repetitivos (L.E.R.).

Também garanta que o local fique próximo de janelas para manter a luz natural no ambiente. Instale lâmpadas e utilize-as quando necessário, evitando desgastar a visão.

Tenha sua própria horta

Cuidar de um jardim ou horta dentro de casa traz muitos benefícios, e pode ser uma boa forma para se exercitar e manter uma rotina. Esses processos também funcionam como terapia ocupacional, proporcionando mais qualidade de vida.

Mesmo sem um amplo espaço para montar sua horta, você pode começar com vasos médios, de plástico ou cerâmica. Não tenha receio de improvisar materiais guardados em casa, como latas e potes, que caem muito bem para sustentar suas plantinhas.

A horticultura também renderá alimentos saudáveis prontos para a sua mesa, um ponto a mais a favor da sua saúde.

Lembre-se que ainda há muitas opções para se divertir. Deixe o desânimo pra lá e aproveite ainda mais a sua casa, com muita disposição e energia. Se precisar de apoio para fazer reformas e deixar seu lar ainda mais divertido, conte com o Consórcio Caixa RMC. Faça já uma simulação.