Dicas para ser contemplado mais rápido no consórcio

Com algumas estratégias, você consegue dar os melhores lances e sair na frente
Publicado em 07/03/2018
Homem comemorando
Texto

Para ser contemplado em um consórcio, o cliente não precisa contar apenas com a sorte. Um bom planejamento é, muitas vezes, determinante para conquistar o bem mais rapidamente, por meio de lances. O lance nada mais é do que uma oferta maior de uma parcela, como uma maneira de quitação antecipada do saldo devedor, total ou parcial. Trata-se de mais uma forma de ser contemplado, além do sorteio.
 
No consórcio Caixa, o cliente pode fazer um lance de duas maneiras diferentes: fixo ou livre. Pelo lance fixo, a administradora estabelece um percentual que o consorciado deve pagar com antecedência, com valores fixos. Já no lance livre, é o próprio cliente que define esse valor, equivalente ao número de parcelas que ele gostaria de antecipar.
 
Embora dar um lance também não signifique uma garantia de contemplação mais rápida, algumas estratégias na oferta podem deixar você mais perto da conquista do bem que deseja adquirir.
 
Quer ver quais são? Então confira a seguir algumas dicas para aumentar as chances de ser contemplado em um consórcio:
 
Dê valores mais altos
 
Para aumentar as chances de ser contemplado, o consorciado, primeiro, deve se atentar ao percentual que irá oferecer no lance. É muito importante observar o comportamento do grupo para chegar à definição da quantia.

Para isso, acompanhe as informações sobre o grupo que você participa - inclusive, nossos clientes têm a facilidade de receber esses dados em casa, mediante slip de pagamento ou mesmo acessando o nosso site. Também é válido conversar com outros participantes que já foram contemplados. Assim, você fica por dentro da média de lances e consegue calcular o valor mínimo capaz de conquistar o bem.
 
Escolha os melhores meses do ano
 
A época do ano influencia na competitividade de lances. Dezembro, por exemplo, não costuma ser um mês bom para dar um lance, pois é quando os trabalhadores recebem o 13º e aproveitam esse dinheiro a mais no consórcio.
 
Pode ser mais vantajoso organizar o orçamento e esperar até fevereiro, quando os consorciados estão pagando as despesas de fim e início de ano, como compras de Natal, IPTU e IPVA. Nesse período, a tendência da maior parte das pessoas acaba sendo a contenção de gastos, e quem se planeja para ter mais dinheiro nessa época pode sair na frente.
 
Use o FGTS
 
Você sabia que é possível utilizar o seu FGTS para dar um lance no consórcio? Essa alternativa está disponível para consórcios de imóveis, e pode ser uma saída caso você tenha saldo guardado e esteja disposto a investi-lo.
 
Para fazer uso do FGTS para essa finalidade, é necessário separar uma série de documentos, e o imóvel, assim como o contratante, também deve preencher alguns requisitos específicos. Nós contamos quais são eles nesse post.
 
Viu como com planejamento é possível aumentar as chances de ser contemplado em um consórcio?
 
Se você estiver procurando por esse tipo de negócio, não deixe de fazer uma simulação de consórcio conosco e escolha a alternativa mais atraente para o seu bolso.