Leia mais sobre as festas típicas da RMC

Publicado em 05/02/2019
cachos-de-uvas-roxas-presos-na-parreira
Texto

Com 20 municípios, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) é famosa por diversos motivos. Integrantes de polos tecnológicos e empresariais, as cidades também reúnem atrações esportivas, culturais e gastronômicas, aliadas a uma estratégica localização, próxima da capital paulista. Dentre as atividades mais famosas da RMC estão as festas típicas do Circuito das Frutas, como a tradicional Festa da Uva, em Vinhedo (SP), que será realizada entre 9 e 24 de fevereiro.

Festa da Uva é um dos principais eventos do calendário regional

A Festa da Uva de Vinhedo chega à 57ª edição em 2019 e, simultaneamente, o Parque Municipal Jayme Ferragut sediará a 9ª Festa do Vinho. São esperados milhares de visitantes na cidade, que fica a cerca de 20 km de Campinas (SP), para shows de música e dança, exposições, venda de frutas e gastronomia.

A história das festividades começa na década de 1940, quando agricultores e a comunidade local comemoravam as colheitas com muita música e diversão. A primeira edição foi realizada em 1948 e, desde então, o evento passou a ser uma das principais atrações turísticas de Vinhedo e da RMC.

Região tem muitas outras festas típicas

Outras cidades da região também realizam tradicionais festas, cada uma destacando a sua fruta característica: Itatiba, com a Festa do Caqui (geralmente começando em abril); Louveira, que também tem a sua edição da Festa da Uva (maio); Jarinu e Atibaia, que sediam em conjunto a Festa do Morango (junho); e Valinhos, com a Festa do Figo e a Expogoiaba (janeiro).

Esses eventos combinam incentivo à produção e à agricultura local, e são importantes para valorizar a tradição dos municípios e integrar a população da região. 

Circuito das Frutas tem associação para incentivar o turismo

Com o objetivo de fomentar o turismo na região, proprietários de empresas e áreas rurais da RMC fundaram, em 2000, a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. O objetivo da organização é trabalhar em parceria com restaurantes, hotéis e agências de turismo, para estruturar a região e possibilitar o aumento no número de visitantes.

De acordo com o site oficial da associação, atualmente 10 cidades integram o Circuito das Frutas, que também promove debates e atividades para desenvolver o ecossistema do turismo rural. 

Aproveite as muitas festas da região e leve sua família para se divertir e conhecer mais sobre o Circuito das Frutas. Para sua viagem ficar mais confortável, fale com o Consórcio Caixa RMC, e compre seu carro novo com parcelas a partir de R$ 417,86 ao mês. Faça já uma simulação.