Reforme sua cozinha para ter uma renda extra

Publicado em 13/03/2019
colheres-de-pau-envolvidas-em-uma-panela-por-um-laço-ao-lado-de-porta-temperos
Texto

A crise econômica e o alto índice de desemprego são fatores que levaram muitos brasileiros à procura de atividades para conseguir uma renda extra e ajudar no orçamento doméstico. Há também profissionais que saíram do mercado de trabalho tradicional para investir em suas habilidades e começar uma nova carreira. Esse cenário favoreceu o aumento de empreendedores e autônomos no país e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente são mais de 23 milhões de brasileiros trabalhando por conta própria.

Reformar a cozinha pode ajudar a aumentar a clientela

Dentre as profissões mais procuradas na hora de empreender, a gastronomia é um dos destaques. Afinal, não bastasse o hábito de cozinhar fazer parte da nossa cultura, o setor de alimentação continua com a demanda alta. Uma pesquisa da empresa Multibenefícios, em 2018, mostrou que a alimentação é o principal gasto do brasileiro.

Quem está nessa área e produz comida caseira para vender, sabe que reformar a cozinha pode ser um incentivo para expandir as atividades e ampliar os negócios. Veja algumas dicas para reformar a sua cozinha e melhorar seus resultados

Cuidados com o estoque e a higiene

Cada vez mais os consumidores optam pela alimentação saudável e por uma dieta balanceada. Para essa clientela, a comida caseira tem vantagem sobre a cozinha industrializada e com produção em larga escala. Ainda assim, é importante considerar algumas etapas para que seus pratos continuem saudáveis e saborosos.

Alimentos frescos são a base da comida caseira e armazená-los exige cuidados especiais. Refrigeradores com muito espaço, como os de 475 litros, oferecem espaço de sobra para você guardar frutas, verduras e legumes. Tenha também um controle sobre a validade de cada item de seu estoque, evitando o desperdício de alimentos. Uma dica para quem está começando é comprar ingredientes em menor quantidade, otimizando o investimento.

Mesmo em casa, siga todas as recomendações de higiene consideradas pelos restaurantes, como toucas para os cabelos e limpeza correta e rigorosa de mãos e braços. Também evite cozinhar utilizando apetrechos como colares e brincos.

Equipamentos para deixar a sua rotina mais prática

Para deixar a sua rotina mais prática e agilizar a produção, equipe a sua cozinha com alguns utensílios. Facas antiaderentes, por exemplo, são mais fáceis para limpar e inibem a fixação de restos de alimentos durante os cortes, ideal para quem trabalha com muitos ingredientes de forma simultânea. Outro produto que traz praticidade é a batedeira com tampa, evitando sujeira na sua bancada e otimizando seu tempo para cozinha.

Um item para deixar a execução das suas receitas mais profissional é a balança. Com ela, você não erra nos cálculos e deixa seus pratos padronizados para os clientes. Alguns modelos de balanças digitais pesam até 10 quilos e ocupam pouco espaço na cozinha.

Um bom ambiente para cozinhar cada vez melhor

Para cozinhar bem, você não precisa apenas de talento. É fundamental ter um espaço apropriado e uma estrutura que atenda às demandas de um cozinheiro. Invista em bancadas para organizar a sua cozinha e deixar os eletrodomésticos mais utilizados ao seu alcance. Garanta que o material da bancada é resistente ao calor, afinal, ela estará no mesmo cômodo que o fogão.

Coifas podem impedir que as paredes de sua casa ou apartamento fiquem cheias de gordura, deixando o ambiente na cozinha mais saudável e agradável.

Na hora de decorar, lembre-se que o espaço precisa ser prático. Evite itens que dificultem o trânsito entre fogão, bancada e eletrodomésticos, e também não tenha materiais difíceis de limpar. Selecionar armários e balcões coloridos pode trazer um charme sem comprometer a funcionalidade do ambiente.

Reformar a cozinha também será uma ótima oportunidade para verificar a estrutura, como os sistemas elétricos e hidráulicos da casa, especialmente se o imóvel é antigo. Aproveite para resolver todas as pendências na mesma reforma, evitando dores de cabeça.

Com o Consórcio Caixa RMC você reforma o seu imóvel e fica livre dos juros de empréstimos e financiamento. São muitas opções de cartas de crédito e prazos. Faça já uma simulação.