Saiba mais sobre a importância dos zeladores

Publicado em 13/02/2019
homem-sorridente-com-capacete-de-obras-e-materiais-para-reforma
Texto

A Lei nº 2131, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sancionada em 1979, estabelece 11 de fevereiro como o Dia do Zelador. Desde então, a data reforça a importância dessa profissão, tão necessária em espaços de convivência como escolas, hospitais e, principalmente, em prédios e condomínios. São os zeladores que garantem a preservação do espaço, com limpeza e organização, e a amigável interação entre síndicos, moradores, visitantes e colaboradores.

Para dialogar com outros especialistas, o ideal é que o zelador saiba um pouco de cada uma das tarefas que um condomínio demanda. Assim, ele consegue antecipar quais melhorias são necessárias na manutenção das estruturas elétricas e hidráulicas, especialmente de imóveis antigos, que exigem mais cuidados. O profissional também cuida de aspectos organizacionais, como coleta e retirada de lixo, armazenamento de chaves reservas e entrega de cartas e avisos. Com toda essa bagagem, ele pode questionar prestadores de serviços e também orientar os funcionários do edifício sobre como realizar as suas atividades.

Um bom zelador também pesquisa novas competências sobre situações menos corriqueiras e igualmente significativas no cotidiano de um condomínio. É importante ter noções básicas de combate a incêndios, cuidados com piscinas, funcionamento de elevadores e até mesmo primeiros socorros. Essas não são atividades mandatórias para a função, mas conhecê-las minimamente pode ser bastante útil.

Apesar de parecer disponível o tempo todo, a carga horária de trabalho deve ser respeitada. Eles devem cumprir a jornada estabelecida em contrato e têm seus direitos garantidos, como férias e horas extras. E apesar da confusão feita por algumas pessoas, é determinante registrar que zeladores e porteiros têm atividades distintas, e essa divisão precisa ser bem clara na rotina de um prédio.

Edifícios com muitos moradores elevam a dificuldade para manter todos os aspectos em ordem. Os zeladores também podem ser responsáveis por organizar reuniões entre os condôminos, registrando as demandas e avançando com as ações necessárias.

Bons zeladores são prestativos, atenciosos e gentis, e invariavelmente são as primeiras pessoas que pensamos na hora de solucionar problemas domésticos. Tenha bastante respeito por esses profissionais, que trabalham muito para facilitar o nosso dia a dia e manter o lugar onde moramos bem organizado.

Está pensando em trocar de imóvel? Conheça as vantagens do Consórcio Caixa RMC. Faça já uma simulação!