Setor de consórcios está otimista para 2019

Publicado em 19/02/2019
imagem-com-gráficos-e-uma-seta-mostrando-crescimento-dos-índices
Texto

Apesar de altas taxas de desemprego e da recessão econômica que há anos atinge o Brasil, é boa a expectativa do setor de consórcios para 2019. O otimismo pode ser explicado pelo aumento nas vendas de novas cotas no ano passado, resultado registrado no relatório da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). A pesquisa, que detalhou as categorias preferidas pelos clientes, ajuda a esclarecer o crescimento da confiança de empresas e investidores.

Vendas de consórcios aumentaram no ano passado

De janeiro a novembro de 2018, foram comercializadas 2,3 milhões de novas cotas de consórcios, recorde nos últimos 5 anos e um aumento de 8,3% em comparação ao período similar de 2017. Os negócios somaram R$ 96 bilhões, alta de 3,2% em relação aos mesmos meses do ano anterior.

Os destaques entre as cotas vendidas foram os setores de veículos e imóveis. Veículos leves tiveram mais de 1 milhão de adesões, enquanto o consórcio para motocicletas teve 924 mil compradores. A terceira categoria entre as mais adquiridas é a de imóveis, com 246 mil negociações.

O ano será lembrado com carinho pelos mais de 1 milhão de contemplados, que puderam utilizar as cartas de créditos para realizar seus objetivos.

Setores da economia têm perspectivas otimistas para 2019

As estatísticas mostram uma recuperação no setor de consórcios, e ajudam a projetar uma retomada em outros aspectos da economia brasileira. A Confederação Nacional da Indústria divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial, registrando 63,8 pontos em dezembro de 2018, indicador mais alto desde junho de 2010.

Alta também no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, com 115,5 pontos no mesmo mês, resultado 5,7% melhor do que o ano passado. A pesquisa ainda mostrou o objetivo de varejistas em contratar mais colaboradores.

Mercado de imóveis e de veículos pode trazer boas oportunidades

As possibilidades de expansão do setor de consórcios combinam com as boas oportunidades do mercado imobiliário e de veículos. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, os preços dos imóveis caíram cerca de 20% nos últimos quatro anos — descontando os valores de inflação —, possibilitando novos e interessantes negócios aos compradores.

O setor de veículos também está aquecido. No primeiro mês deste ano, foram quase 200 mil unidades de veículos leves vendidas, volume 10,2% maior do que o mesmo período de 2018. O total está próximo da expectativa divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A instituição projeta um aumento de 11% para a categoria, com a venda de 2,74 milhões de automóveis comerciais e leves em 2019.

Aproveite as boas oportunidades de 2019 para comprar seu imóvel e carro novo com um consórcio. Faça já uma simulação com o Consórcio Caixa RMC.